A Gentileza do Ouvir

 em Artigo
C

Cynthia Lopes

Ai como eu gostaria que alguém me ouvisse ; Puxa ninguém me ouve; Parece que eu falo com o nada;. Mãe você esta me ouvindo?; Eu falei mas ele não me ouviu.

A vida moderna cobra rapidez, cobra fazer muitas coisas ao mesmo tempo, nem atingi um resultado já estou de olho em outro, existe a cobrança do aprendizado constante mesmo que superficial.

Nesse cenário buscamos formas praticas de realizar nossas atividades, nossos olhos e pensamento estão plugados no celular, no tablete , no que existe de mais moderno para a otimização do tempo. Criamos uma linguagem própria que dê vazão aos nossos pensamentos com o máximo de rapidez.

Mergulhados nesse mar , no qual mal podemos respirar, com tantas ondas que nos envolvem e querem nos arrastar algumas formas de agir caem no esquecimento .

A gentileza vem sendo esquecida, e em alguns momentos os gentis foram considerados ultrapassados.

A gentileza interfere nos relacionamentos interpessoais e nas regras de convivência, ela valida você e o outro como pessoa.

Ser gentil é ter amabilidade com o outro mesmo quando ele pensa diferente de nós, é ser educado independente da situação, é dispensar atenção para o outro mesmo quando estamos apressados.

Usar de gentileza é uma forma de perceber o outro, de valida-lo enquanto pessoa, de reconhecer a importância de quem esta presente no relacionamento naquele momento.

Gentiliza esta sedimentada no valor: respeito às pessoas.

Uma das formas de respeitar as pessoas é ouvi-las. Nós temos a necessidade de ser ouvidos.

Quantas vezes estão presentes no nosso dia-a-dia frases como :

Ai como eu gostaria que alguém me ouvisse ; Puxa ninguém me ouve; Parece que eu falo com o nada;. Mãe você esta me ouvindo?; Eu falei mas ele não me ouviu.

O ouvir é o exercício de desacelerar o pensamento e exercitar a presença, é o calar interior e se abrir para o outro, é cuidar dos preconceitos e julgamentos , é entender a mensagem do outro com o significado dele.

O ouvir é a gentileza de estabelecer importância às pessoas enquanto pessoas.

notícias recentes